The Doctor Is In - TeleX-men e o Torneio de Valinhos

Aloha!!!

Sábado estive no II Torneio de Battle Scenes de Valinhos, um torneio com 13 jogadores organizado pelos irmãos Toledo onde o Wallace venceu (oh novidade) com o The Wall (oh novidade 2).  Entretanto o clima entre os jogadores e as risadas entre e durante as partidas resgataram um pouco meu ânimo com o Battle Scenes. Não irei falar sobre o torneio em geral, e focarei os próximos paragrafos no meu deck e nos meus jogos


1- O Deck: Os Telex-men

Tá cada vez mais complicado escolher um deck para jogar... Eu estava realmente estafado do The Wall e suas variantes (os famosos decks de antecipação/reloginho com o famigerado Portal Para o Microverso), e apesar de saber da força (que eu pude comprovar durante o torneio) dos decks Blitzkrieg (ou Pikachu) a dinâmica desse deck também não me conquistou, então comecei a pensar num deck diferente, mesmo sabendo que isso diminuiria minhas chances de vitória no torneio. Depois de algumas tentativas cheguei a essa lista:

TELEX-MEN   


Personagens: 22
2 Fenix
3 Cable
2 Serpente da Lua
3 Forge
3 Psylocke
2 Wolverine
2 Ciclopes (ET)
1 Vampira
2 Loki
2 Replica de Loki

Suportes: 6
3 Maquina de Bloqueio Mental
3 Passaro Negro

Cenários: 12
3 Fogo Cruzado
3 Explosão Certeira
2 Treinamento Mental
3 Reunião de Intelectos
1 Garras Imoladoras

Habilidades: 20
3 Granada de Mão
2 Concentrar Poder
2 Raio de Força
2 Onda de Energia
3 Paralisar
3 Sugestão Coletiva
2 Fragmentação Molecular
3 Assombrar




A ideia geral desse baralho é ter o controle da mesa abusando da Máquina de Bloqueio Mental e de habilidades com custo 2. Os telepatas paralisando (com o ciclopes podendo fazer isso na antecipação) e usando a sugestão coletiva para um efetivo controle de cena. Forge colocando os suportes (de custo alto...) em jogo na faixa e x-men podendo entrar em jogo já soltando ataques energéticos pra tudo quanto é lado. Temos ainda Cable e suas granadas visando destruir o danado do portal já na antecipação já que o Pássaro Negro aumenta consideravelmente a defesa dos meus personagens; fogo cruzado também tentando proteger seu exército das antecipações; cenários com dupla função, sendo que a maior parte deles me dão card advantage;  e finalmente temos assombrar  como acelerador do deck e como plano B para vencer os jogos se os danos penetrantes não fizerem a função
Deck montado, vamos enfrentar os preconceitos e fazer aquilo que muitos diziam ser impossível, jogar um torneio com um deck competitivo de x-men!

2- O Torneio

Jogo 1  -   Johnny (Ilusão Sombria)

Inicio o torneio contra o anfitrião, o Johnny é um jogador de Magic que está se iniciando no BS e apesar de ter pegado o jeito rápido, tinha um deck frágil, sendo a base dele o deck pré montado de vilões com a adição de uma ou outra coisinha. Abri com uma Psylocke com Assombrar, acelerei o acumulo de recursos e em pouco tempo tinha o controle da mesa com pássaro e 3 x-men bem montados em cena, além do Loki (o super Lokito da galera). O Johnny acabou tombando os dois portais nos recursos, diminuindo muito qualquer chance de reação. Acabei apenas perdendo uma réplica como dano colateral de uma onda                                                       de energia (15x2)

Jogo 2 - Bruno (Blitzkrieg)

No dia anterior do torneio eu tive a péssima(?) ideia de convencer o Wallace a ir no torneio, de quebra ele resolveu levar um amigo dele que tinha acabado de aprender a jogar e foi para o torneio com a exata lista que o Ivan já postou aqui... Eis que acabei jogando com ele na segunda rodada. Não tinha feito nenhum jogo contra esse deck ainda, então resolvi arriscar algumas em alguns momentos (O torneio tinha 13 jogadores e passariam 8 para a segunda fase, então achei que o jogo não tinha taaaaanta importância assim). Baixei dois telepatas com assombrar e como o Bruno não esboçava nenhuma reação decidi atacar o grimório dele. Tombei 28 cartas com dois assombrar e uma contagem regressiva e o Bruno foi obrigado a descer seus personagens para não ser totalmente tombado no próximo turno. Entraram em cena um Homem de Ferro, um Capitão América e Um Thor, acabei errando nos meus ataques e deixei o Capitão sobreviver... Eis que surge alguns ataques energéticos e lá se foi minha mesa... Bem-feito... (12x16)

Jogo 3- Ramon (Quase The Wall)

O Ramon é um jogador já conhecido aqui de Campinas, e apesar do clima descontraído em jogo, já que ele assim como eu tem mania de fazer diversas piadas esdrúxulas durante a partida, eu não podia me dar ao luxo de ter uma segunda derrota consecutiva. Consegui fazer rapidamente um Pássaro Negro e minha preocupação se voltou totalmente para o Portal. Eis que em 3 turnos consecutivos eu tomei 3 garras imoladoras na orelha, atrapalhando um bocado minha estratégia. Sem conseguir comprar o Portal o Ramon veio pro jogo, e apesar de me machucar um pouco com os Contra-Ataques Afiados, o Pássaro                                                             garantiu a sobrevivência dos meus x-men (16x6)

Jogo 4- Pedro Camargo (Pikachu)

Praticamente não teve jogo. O Pedro optou por esperar uma mão forte pra entrar em cena, e eu rapidamente tombei o deck inteiro dele via assombrar... Ele não chegou a baixar uma carta sequer... (15x0)






Jogo 5- Wallace (Advinha?)

Wallace e seu The Wall... Ao menos ambos já estavam classificados e o jogo foi praticamente um amistoso. O Início foi bastante interessante, eu abri no primeiro turno com uma Fênix com assombrar, o Wallace sabendo que se eu acumulasse recursos o jogo ficaria perigoso respondeu com Kraven o caçador
carregando uma metralhadora (sim, o The Wall também joga no primeiro turno!). Usei uma explosão certeira no Kraven, derrubando a metralhadora e retornei a fênix pra mão deixando um Kraven manco sozinho na cena. O Wallace rendeu o Kraven e a Fênix retornou no turno 3. Eis que veio um segundo Kraven com a mesma metralhadora... Suicídio da Fênix e Suicídio do Kraven e o jogo estava 8x4 no quarto turno com a mesa limpa. Teimosamente baixei uma segunda fênix e o Wallace desceu o Rei do Crime e alguns Capangas, assombrei a mim mesmo para ganhar alguns recursos e o Wallace topdeckou um Loki e no turno seguinte um Portal. Daí pra frente fui sendo espremido como sempre acontece quando o The Wall tem controle de mesa. Fiquei na espera de um Pássaro ou um Ciclope para tentar uma Onda de Energia com Concentrar Poder mas não comprei nenhum, fui obrigado a descer alguns personagens para não ser deckado (12x15)

Quartas-de-Final - Artur (Antecipação de Heróis)

Clássico Campinas x Jundiaí. Iniciei o jogo com o Forge e um Pássaro e o Artur com Fera com Pensar Rápido e Psylocke. Respondi no segundo turno com uma Máquina de Bloqueio (Forjão da Massa jogando horrores) tornando o pensar rápido tão útil quanto um saltitar e um wolverine. Segundo o Artur ele abriu da melhor forma possível e viu a mesa dele ser reduzida a pó pela minha melhor abertura. Na sequência o lance que virou piada e um Wolverine com Lasers começou a fritar os herois. O Artur não conseguiu manter a manchete do clarim em jogo graças a minha quantidade considerável de cenários no deck e após perder o Fera e a ninja resolveu esperar, acabei utilizando o Assombrar como finalizador (15x0)

Semi-Final - Bruno (Denovo)

Perdi o primeiro confronto só porque joguei errado, certo? Não não não amiguinhos... Apesar do Bruno ser um jogador novato e ter cometido alguns pequenos erros na condução do jogo, eu não consegui um início explosivo e vi um Dr. Destino criar raiz na mesa. Desci Máquina,  x-men e o escambau mas o deck simplesmente se impôs... Parecia impossível virar o jogo por mais que eu tentasse. Mantive o jogo esperando algum erro do Bruno, travando ao máximo com Máquina e Paralisar mas não tive sucesso (8x17)

Conclusão

Final de torneio, um terceiro lugar e a descoberta de um novo local para jogar, com bons jogadores, uma série de risadas durante as pausas para o cigarro e a felicidade dos novatos campineiros com suas vitórias ficou como saldo do dia. Acho que valeu...

Abraço a todos e espero encontrar-los no II Torneio de Battle Scenes de Campinas no próximo sábado (25/01)

"Doc" José

Nenhum comentário:

Postar um comentário