Doença e Cura!



Olá, meus amigos!


Em homenagem ao livro do grande criador Fabian Balbinot, a matéria de hoje recebeu o mesmo título, porém a doença que iremos tratar não se trata de vampiros e sim de um monstro chamado "The Wall".


Assim como eu, creio que muitos estão cansados de apanhar para o famoso deck que está dominando o meta atual, porém eu sofro ainda mais que a grande maioria, pois meus decks não utilizam nenhuma destas cartas que estão fazendo sucesso, já que meu estilo de jogo é diferente. Eu não uso Garras + Portal, não uso Sugestão Coletiva, não uso Treinamento Intenso e Golpe Treinado e também não vou usar o Mysterio. Como optei por jogar desta forma, tive que pensar em algumas saídas para não ficar tão vulnerável contra o deck mais usado atualmente e são essas as informações que irei compartilhar nesta matéria. Aqui vocês provavelmente não irão encontrar nada de inovador ou uma solução para todos os seus problemas, mas teremos várias situações onde você pode se organizar e tentar se proteger da grande onda de antecipações para conseguir um contra-ataque capaz de limpar um pouco a mesa. Como base, estarei usando meus dois decks atuais (que ainda não foram turbinados com Poderes Ocultos, mas citarei algumas cartas da nova coleção), sendo um de Quarteto e um de X-men.

A grande pergunta é: "Como me proteger de uma antecipação com Sugestão Coletiva trocando meus cenários"



Tocha + Planar Invisível

Basta ter um Tocha Humana em cena e usar este cenário, que você estará protegido contra quase tudo, pois ainda poderá ser alvo de uma sugestão coletiva trazendo Explosão Certeira ou Garras Imoladoras, mas apenas uma delas não é o suficiente para matar o nosso amigo, forçando o oponente a usar suas sugestões se quiser acertá-lo (no final do post citarei uma forma de se proteger das sugestões coletivas). Feito isso, o ideal é que você não tenha outros personagens em cena, pois os outros ainda poderão ser atingidos pelas antecipações, então eu sempre procuro deixar o Coisa, a Mulher Invisível e o Senhor Fantástico para lutar, atrasar, circundar etc, e deixo o Tocha na mão com um Concentrar Poder, para o caso dos três falharem, eu poder usar o Tocha com o Planar Invisível e a capacitação extra do Senhor Fantástico, desta forma posso usar no mesmo turno (contando que o coisa sobreviva) uma onda de choque (esticando ela com o Senhor Fantástico se for preciso) e a Supernova do Tocha. Outra possibilidade é descer o Fantasticarro e planar invisível o Coisa para usar a onda.


Esconderijo Secreto

Outra forma de se proteger contra antecipações que causam dano, ficando vulnerável apenas à Sugestão Coletiva novamente (lembrando que eu também ensinarei à se proteger da Sugestão). Infelizmente não uso o Esconderijo, pois meus Decks só usam o Doom de Vilão e o Fanático para os X-men, mas para aqueles que gostam da bandidagem, é uma boa proteção extra.


Sem Trégua + Armadilha Reforçada

Outra proteção que fará seu oponente suar a camisa para te acertar com as antecipações, caso ele só tenha uma Sugestão Coletiva para usar. Colocando a armadilha no personagem com Sugestão, ele não poderá usar a ação até que seus outros personagens quebre a armadilha, mas pelas minhas contas, isso já custará dois Golpes Treinados ou Treinamentos Intensos que ele não poderá usar contra seu personagem que estará protegido pelo "Sem Trégua" que você usou em um personagem que não tem antecipação ou só tem a própria Sugestão Coletiva. Caso você sobreviva à rodada de antecipações, é só comemorar estourando um champ... érr... uma onda de choque ou de energia e causar um grande estrago :)

Granada + Fogo Cruzado

Essa é tão manjada que dispensa comentários. Ótima proteção que também só perde se o oponente puder usar uma Sugestão Coletiva (e nós não deixaremos ele fazer isso).


Ciclope ET + Onda de Choque/Energia

Uma técnica que funciona no meu deck contra esses caras que seguram as cartas na mão para descer tudo de uma vez, é colocar em cena o Ciclope de ET e o Colossus ou a Tempestade (ou também qualquer outro X-men se o Pássaro negro estiver em cena), cada um deles usando duas ondas (o motivo de ter quatro ondas em cena é óbvio, pois com menos do que isso, essa defesa se torna vulnerável ao combo "Garras + Portal"), caso não consiga as quatro ondas, você ainda poderá usar outras habilidades e derrubar um dos personagens do oponente (de preferência aquele que estiver carregando Sugestão Coletiva). Caso consiga esta façanha, você tem um Colossus antecipando a onda de Choque e uma Tempestade pronta para antecipar uma onda de energia, e com certeza isso fará o oponente pensar duas vezes antes de "descer a rapa".


Atrasar/Circundar + Maq. de Bloqueio Mental.

Uma proteção não muito eficaz, mas não deve deixar de ser citada, pois já funcionou com o meu quarteto. você basicamente deixa o casal fantástico atrasando e circundando (se tiver outros voadores para circundar ou um simbionte Venom para ajudar com os atrasos, melhor ainda) e incapacita todos os personagens que seriam usados para te antecipar causando dano, depois é só fazer uma Maq de Bloqueio Mental e sair atacando. Infelizmente, um combo de Garras ou uma Serpente da Lua podem comprometer sua antecipação, mas não deixa de ser uma boa defesa.


E AGORA CHEGOU A HORA!

Vamos aprender a bloquear as sugestões coletivas!



Calma, jovens!
Como eu disse, não tem nada inovador aqui. Trata-se apenas de um combo que uso com meu Doutor Destino e meu Fanático (que só estão no deck pra isso).

Como puderam perceber, eu gosto de atacar a mesa inteira com um único personagem. Doom e Elektro são os melhores naquilo que fazem quando este é o objetivo, pois eles podem usar o grande combo:

Sem Trégua + Armadilha Reforçada + Amplificador Mental.

 É isso mesmo, feios!
Você desce o Doom concentrando poder ou simplesmente o Elektro com Onda de Energia, faz uma armadilha para segurar um personagem do oponente, um Sem Trégua para proteger contra todos, menos aquele personagem que não pode causar dano na antecipação (se não tiver nenhum, usa naquele que estiver preso), se o portal não estiver em cena, o escudo do Doom é ótimo para aguentar uma antecipação só e todas as sugestões coletivas estarão bloqueadas até que seu oponente consiga quebrar o Amplificador para depois tirar o seu "Sem Trégua" de cena. Caso só tenha uma Sugestão, coloca a armadilha nele e seu oponente terá que quebrar dois suportes antes de usar a Sugestão.


Bom, gente... então é isso!
Espero que tenham gostado e agradeço por terem lido até aqui, pois foi uma matéria cansativa de se escrever e aposto que também não foi fácil ler tudo isso. Quero aproveitar para dizer que a S.H.I.E.L.D. está de volta com Poderes Ocultos e eu já estou aceitando sugestões para a próxima postagem, que vocês podem estar usando os comentários deste post para sugerir. Para quem não sabe, a S.H.I.E.L.D. (Superintendência Humana de Iniciantes Enfrentando Limitações no Deck), é a minha coluna criada para atender aos jogadores que querer criar um bom deck, mas não possuem as cartas Ultra Raras necessárias, portanto eu tentarei dar uma força para a construção de decks que vocês nos sugerem sem utilizar estas cartas e não garanto um deck campeão, mas prometo que farei o melhor que eu puder.

Grande abraço a todos e até a próxima!
Vagner Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário